Marketing Sensorial


Desde o primeiro dia em que nascemos que começamos a utilizar alguns dos nossos sentidos que nos dêem acima de tudo conforto. Ao longo do passar do tempo começamos utilizamos os nossos cinco sentidos: Visão, Audição, Tacto, Olfacto e Paladar.

Muitas das vezes os sentidos são responsáveis por algumas das nossas decisões no dia-a-dia tanto a nível de consumo como pelo simples aspecto de escolher que roupa usar num dia de chuva.

Nesse sentido, o marketing sensorial é uma das mais fantásticas estratégias do marketing que analisa o comportamento e emoções do cliente fazendo com que se crie vínculos emocionais entre o produto e/ou serviço com o próprio.

O marketing sensorial tem sido uma alternativa conquistando cada vez mais no ponto de venda e transformando uma ida às compras numa verdadeira experiência de consumo envolvente e marcante.

Por exemplo num restaurante biológico fazer com que hajam presentes essências a floresta, som ambiente de cascatas a correr fará com que haja uma forma harmoniosa de criar um ambiente agradável associando-se ao negócio em si.

Em termos gerais, o marketing sensorial envolve um baixo investimento gerando resultados em termos de Branding e experiências de consumo.

Quanto a boas práticas do marketing sensorial aqui vão algumas dicas bastante úteis:

|Visão: Deve-se ter o cuidado de analisar o excesso de cores / imagens e adequar sempre as cores ao negócio em questão. Analisar a psicologia das cores, layout, comportamento dos olhos do consumidor através de tecnologias recentes como eye tracking, em termos gerais tentar evitar a poluição visual. Muitas das vezes ao contrário do que se pensa, no meio de embalagens cheias de cor com demasiada informação, são as que optam pelas tendêndias de design do minimalismo e nofrills que têm maior impacto e consequentemente mais sucesso.

|Audição: Em termos de audição deve-se ter bastante cuidado, quantas vezes nos acontece a nós consumidores entrarmos numa loja e termos por exemplo Kizomba em alto volume num tipo de negócio que nada tem a ver com o tipo de música? Por vezes a reacção imediata é sair do local. Nesse sentido, as músicas devem ser adequadas aos ambientes, mantendo um nível de música adequado ao local bem como um tipo de música que se enquadre no negócio.Para além da escolha acertada do tipo e nível de música, o ritmo desta faz com que o consumidor tenha certos comportamentos, por exemplo: quando uma grande superfície se aproxima da hora de encerramento há a colocação de uma música com um ritmo mais acelerado bem como com o volume ligeiramente mais alto, o que causa um certo 'stress' interior e vontade de sair da loja e vice-versa.

|Tacto: Geralmente, os consumidor provenientes de países e culturas latinas tem o hábito de “observar” com as mãos pelo que o toque de determinada embalagem se for diferenciado muitas das vezes pode ser factor chave de escolha e compra. Para além do toque, há que deixar os produtos ao alcance do cliente-alvo, bem posicionados e arrumados. O tacto gera experimentação, estímulos sensoriais e consequentemente respostas positivas / negativas ao estímulo.

|Paladar: Este sentido sempre conquistou muitas pessoas > “conquistar o marido pelo estômago”. O paladar hoje em dia tem associado vários outros sentidos como o olfacto e a visão sendo por essas e outras razões de ser tão bem sucedido, uma vez que o ser humano reage a mais estímulos. Muitas das vezes oferecer no ponto de venda a experimentação do produto, chocolates, ou outras guloseimas pode tornar a experiência de consumo diferente e memorável.Há ainda alguns casos em que a própria embalagem do produto se torne comestível. Um bom exemplo de inovação no paladar é o chefe Catalão Ferran Adriá que gerou vários produtos comestiveis inovadores, entre eles a própria chávena de café concebida em bolacha bem como a tradicional ginginha de óbidos que é servida num copo de chocolate.

|Olfacto: As essências tem tido cada vez mais adesão por parte de vários marketeers podendo ser utilizadas para personalizar o ambiente no entanto muitas das vezes podem ser utilizadas na própria embalagem do produto ou no produto em si personalizando assim não só o ambiente como o produto que o consumidor adquire. Desta forma a experiência de consumo tem um ciclo de vida mais longo, saindo da prateleira / local de compra até a casa do consumidor / ambiente de trabalho do cliente. No entanto, quanto às essências no ambiente há que ter cuidado com o exagero da quantidade ou várias essências distintas no mesmo ambiente o que pode ter o efeito contrário ao desejado.

Essencialmente o principal objectivo do marketing sensorial é apelar ao lado emocional ( lado do hemisfério direito) do cliente ao invés do lado racional (hemisfério esquerdo do cérebro).
Acredito que que não existirá melhor caminho para diferenciar produtos que não seja a vinculação a apelos sensoriais e emocionais que atinjam o inconsciente dos consumidores.

Comece por agregar mais e MELHORES resultados à sua estratégia de marketing.

Produtos inovadores LP relacionados com o artigo:

|OLFACTO: LP SCENTS - Sensorial Printing / Adicionar cheiro às impressões das embalagens e de outros produtos em qualquer material produzido pela Liderplas;
|TACTO: Polipropileno soft é um novo material com um toque a pele de pêssego e maleável - apesar de o ser e de ter as mesmas características verdes do PP, nem parece polipropileno.

|Para mais informações: www.liderplas.pt ou através do e-mail marketing@liderplas.pt

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